PNL (Programação Neurolinguística)

A PNL, ou Programação Neurolinguística, é uma técnica muito utilizada pelo personal coaching e outras espécies de coaching

Em latim, o termo “neuro”, refere-se à maneira como reunir informações do mundo exterior com os nossos cinco sentidos.

De outro lado, a “linguística“, refere-se ao estudo da linguagem, à maneira como o sentido dessa informação se organiza na estrutura da linguagem.

Por fim “programação” é uma maneira de controlar algo. Neste caso, refere-se à forma como as nossas interpretações do mundo controlam nossas ações, escolhas e comportamentos no dia a dia.

A PNL nos ensina que, mudando a forma como atuamos no mundo, podemos ajustar os nossos comportamentos e ações, a fim de tirar o máximo de nós mesmos e nossas vidas.

Ao dominar o poder da linguagem, o coaching pode quebrar as barreiras mentais que todos nós inconscientemente criamos para nós mesmos ao longo do tempo.

A programação neurolinguística é considerada por muitos como uma das ferramentas mais úteis e acessíveis da psicologia moderna. Ela pode auxiliar a controlar o stress, a melhorar a empatia e habilidades de comunicação, a resolver problemas de relacionamento destrutivo e a encorajar as pessoas a sair de suas zonas de conforto em busca de vidas mais felizes, e infinitamente mais satisfatórias.

 Entendendo a PNL

PNL

A PNL é um assunto vasto e complexo. Antes de olharmos para a forma como funciona, o que envolve e como ela é capaz de nos ajudar, devemos primeiro compreender as ideias fundamentais por trás da programação neurolinguística. Podemos dividir essas ideias em três grandes grupos:

Subjetividade – no coração da PNL está o entendimento de que cada um de nós vê o mundo sob uma forma diferente.

Mapas – os nossos próprios mundos são feitos de fronteiras e territórios que nossas experiências de vida atraem para nós.

Idioma – temos o poder de mudar e redesenhar essas fronteiras que utilizam os nossos sistemas de controle, sendo que a linguagem é o mais influente de todos.

 Como o coaching utiliza a PNL?

Podemos transmitir o significado de qualquer coisa de várias formas. Podemos fazê-lo por meio do tom, do timbre, do volume, do ritmo, das expressões faciais, da linguagem corporal e, é claro, das palavras.

A maioria dos significados é comunicada inconscientemente e os coachs especializados em programação neurolinguística são treinados para encontrar essas pistas sutis que revelam como seus clientes estão realmente se sentindo.

Ao desenhar mapas exclusivos de seus clientes e como os mesmos vêem o mundo, o coach pode identificar quaisquer restrições auto-impostas e, em seguida, ajudar as pessoas a desafiá-las.

As possibilidades aqui são infinitas…

Os três principais tipos de crenças limitantes são

  • a inutilidade;
  • o desespero; e
  • o desamparo.

Ao observar a existência de pensamentos como: “eu não sou bom o suficiente”, ou “outras pessoas são melhores do que eu”, você se prepare para o fracasso. Uma atitude derrotista pode realmente limitar suas experiências e suas realizações.

O coach vai descobrir essas crenças limitantes e fazer as seguintes perguntas:

  • Por que você se sente não merecedor da felicidade ou do sucesso?
  • Por que você não pode ter sucesso?
  • O que está impedindo você de ter sucesso?

Estas perguntas podem ajudar a revelar os pensamentos e sentimentos que sustentam todas as crenças limitantes. Assim, o coach tem condições de ajudar o assistido a começar a explorar e desafiar essas crenças limitantes em uma tentativa de ajudar a transformá-las.

 Como a PNL pode te ajudar?

Por ser um conjunto de ferramentas voltadas para a análise de nossas mentes, a PNL pode ajudar em todas as áreas da vida. De qualquer modo, fiz uma pequena lista para ilustrar algumas situações:

Ansiedade e estresse

O problema com a ansiedade é que ela muitas vezes pode ser irracional. Você sabe que você não deve se sentir ansioso. Você pode até saber que você não precisa se ​​sentir ansioso. Mas você fica ansioso! Parece inevitável! Então, como acabar com isso?

A PNL é um método eficaz para combater os sentimentos de estresse e ansiedade, porque identifica os padrões de pensamento que levam a esses sentimentos. Assim que estes padrões de pensamento inconscientes são detectados, tornam-se conscientes e, por isso, podem ser contestados.

Como a programação neurolinguística é uma excelente ferramenta para a compreensão das pessoas, é imediatamente aplicável aos negócios, o que a torna uma excelente ferramenta para o coaching executivo.

Por meio de técnicas de aprendizagem, você será capaz de melhorar a forma como se comunica, a sua empatia e a sua negociação com seus colegas, parceiros de negócios, funcionários e chefes.

Medos e fobias

Como ocorre com a ansiedade e o estresse, a PNL é um ótimo caminho para revelar os processos de pensamento por trás do que podemos considerar o comportamento “irracional”.

Realmente, nenhum comportamento é completamente irracional. São produtos de nosso passado e algo que insiste em permanecer em nossos caminhos.

A programação neurolinguística pode ajudar a mudar os pensamentos e os sentimentos que temos sobre as coisas que nos assustam, de modo que não temos mais porque evitá-los.

Saúde e bem-estar

Uma das ideias mais importantes que sustentam a PNL é que a mente e o corpo estão intimamente ligados. Ao melhorar a forma como compreendemos o mundo, podemos viver de modo mais simples, afetando a nossa saúde e o bem-estar de nossos corpos.

Relacionamentos

Relacionamentos são baseados em como nos comunicamos uns com os outros. E a forma como nos comunicamos depende do tipo de pessoas que somos.

Todos nós temos o que poderíamos considerar “maus hábitos” que têm a impressionante capacidade de arruinar relacionamentos. E isso inclui a argumentação, a desconfiança, o ciúme, a insegurança e assim por diante.

A PNL pode ajudar você a se tornar mais consciente de como você se comunica. Ela pode ajudar você a entender que outras pessoas podem ter visões diferentes do mundo e que a sua forma de pensar não é necessariamente a correta.

Desenvolver habilidades de empatia pode tornar tudo mais fácil, construindo relações fortes e duradouras – sejam elas com amigos, colegas ou familiares.

A PNL tem muitas outras aplicabilidades potenciais e os resultados são muito significativos. Estamos diante de uma ferramenta que, ao contrário de outras, vem se aperfeiçoando há anos e é comprovadamente aquela que pode ser usada imediatamente em sua vida. A programação neurolinguística pode te ajudar a recuperar o controle e a alcançar uma mudança positiva em um espaço de tempo incrivelmente pequeno.

PNL (Programação Neurolinguística)
9 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *