Personal Coaching – O que é? – Guia Completo

Você já deve ter ouvido falar nessa derivação do coaching: o personal coaching.

Embora você deva ter escutado isso em algum lugar, talvez não tenha compreendido o propósito exato ou os nuances dessa linha…

Pensando nisso, escrevi este artigo com a finalidade de esclarecer pontos importantes sobre este tema.

O que é Personal Coaching?

Definição Personal Coaching

O personal coaching é uma espécie de coaching que é projetada para pessoas que buscam alcançar maior sucesso e realização pessoal, tudo em alinhamento com seus objetivos e valores pessoais. Suas áreas de foco podem incluir o esclarecimento do propósito e dos valores de vida, o planejamento da carreira, de relacionamentos ou de habilidades de comunicação.

Normalmente, esta metodologia é recomendada para as pessoas que são líderes de suas próprias vidas, em negócios ou em organizações, e querem fazer mudanças positivas, criar novas possibilidades ou maximizar o seu potencial pessoal ou profissional.

Muitas vezes é referido como Life Coaching. E é muito diferente de outras metodologias de coaching aplicadas para equipes ou grupos de pessoas. Aqui, o treinamento ocorre em uma relação de um-para-um com o seu “coach”, sem mais ninguém envolvido.

O processo se dá através de uma conversa colaborativa que motiva e inspira as pessoas a expandir o seu pensamento e o seu modo de ser, para alcançar mais do que elas pensavam ser capazes.

Como ocorre nas outras linhas de coaching, aqui também temos orientação total aos valores e objetivos, seguido de ação comprometida.

Certo! Mas talvez você agora esteja se perguntando: como o personal coaching pode me ajudar? Será que funciona?

O Personal Coaching funciona?

Personal Coaching funciona

Então… Quanto ao funcionamento, posso garantir que uma grande parte das pessoas que recebem esse tipo de treinamento consegue atingir melhorias significativas em suas vidas. Mas devemos adotar uma visão um pouco mais precavida quanto ao tema, justamente para não despertar expectativas e, em seguida, frustra-las.

Há muitos mitos sobre essa atividade, e um deles está na capacidade dos coachs…

Isso mesmo! Em personal coaching e em todas as demais linhas do coaching, os treinadores devem ser profissionais habilitados e experientes no que fazem. Entretanto, é bom que se diga, eles não têm poderes mágicos. Não podem fazer o trabalho que precisa ser feito pelas pessoas que orientam.

De fato, os treinadores são profissionais que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos, mas é preciso escolher um bom profissional (leia algumas dicas em curso de coaching online). Eis aí um dos problemas da indústria do coaching: qualquer um pode se autoproclamar coach profissional.

De qualquer modo, sabemos que este problema não se restringe somente a esta área. O mundo está cheio de pessoas que afirmam ser algo que não são.

Outro mito que precisa ser desfeito é o de que o personal coaching só ajuda na conquista de objetivos pessoais. Isso não é verdade, pois um bom treinador é aquele que é um especialista em ajudar os outros e a criar mudanças positivas em suas vidas.

O fato é que, para algumas pessoas, a mudança positiva está focada em objetivos pessoais, como os relacionamentos, a gestão do tempo, o equilíbrio entre a vida e o trabalho, a redução de estresse, de simplificação ou de saúde. Porém, outros clientes podem estar mais interessados ​​em objetivos profissionais ou de negócios, tais como liderança, a conquista de uma promoção, ou empreendedorismo, etc.

O coach trabalha junto com o cliente para ajudá-lo a viver uma vida melhor, para que seja mais rico, independentemente da classificação ou do tipo de meta que possua.

Por fim, o último grande mito se concentra no tempo de duração do personal coaching. Há muitas pessoas afirmando que esse tipo de coaching demora muito e é, necessariamente, de longo prazo. Mas a prática tem nos mostrado que muita gente pode alcançar um progresso notável em direção ao seu futuro desejado com menos de uma hora por mês de coaching.

É incrível como resultados fantásticos podem ser alcançados em um prazo relativamente pequeno!

Vamos então ao esclarecimento final: como o personal coaching pode te ajudar?

Como o Personal Coaching pode te ajudar?

Ajuda Coaching

Muitas vezes as pessoas procuram pelo personal coaching quando desejam operar mudanças em suas vidas e querem ajuda para obter maior clareza, direção ou motivação para fazer o que for preciso.

Outras precisam de auxílio capaz de torná-las consciente sobre o que as impede de seguir adiante, quebrando as barreiras e saindo da zona de conforto para criar algo novo, ousado ou convincente.

Geralmente, o personal coaching termina envolvendo toda a vida da pessoa e funciona através da identificação de onde você está agora, onde você quer chegar, quais as lacunas precisam ser preenchidas e que direção seguir.

Listando alguns dos pontos em que a metodologia do personal coaching pode te ajudar, temos:

  • Na vida ou em algum momento de transição ou mudança.
  • Quando a pessoa percebe que precisa de algo diferente ou melhor.
  • Na saúde e no bem-estar, sobretudo em momentos de mudanças.
  • Para ter uma vida mais plena e mais significativa.
  • Para preencher um gap, uma lacuna de confiança.
  • Para se tornar mais ousado e resiliente.
  • Na mitigação e na contestação de riscos.
  • Para ser mais produtivo e eficaz.
  • No domínio de seus medos e na superação de desafios.
  • Na percepção e aperfeiçoamento de dons e talentos naturais.
  • Para falar em público com confiança, clareza e conexão.
  • Para reinventar o seu eu, com foco no sucesso, através de um acelerado processo de autodescoberta.
  • A ser mais autêntico e consciente em tudo o que diz e faz.

 

Como está a sua situação atual? E a sua autoestima? Sente-se realizado? O que quer do futuro? Como andam os relacionamentos? E a carreira?

Onde você se enxerga daqui há cinco anos? Quanto isto pode lhe custar?

Estas e outras tantas perguntas são muito esclarecedoras e revelam muito de nós…

Programas sérios que adotam esta abordagem de coaching são minuciosamente projetados e desenhados para identificar uma direção e obter a força e a motivação que a pessoa precisa para fazer as mudanças que quer e tanto necessita.

Mas existe um benefício ainda maior e, por mais incrível que pareça, pouco explorado pela literatura: o personal coaching, ao proporcionar o encontro da pessoa consigo mesmo, é capaz de viabilizar o resgate do equilíbrio, da harmonia e, assim, proporcionar transformações de vida que podem durar para sempre.

Personal Coaching – O que é? – Guia Completo
5 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *