Coaching Financeiro

O coaching financeiro, assim como o Personal Coaching, se dá através de sessões regulares diretas com os clientes. O objetivo é obter melhorias de desempenho financeiro que atendam objetivos estabelecidos pelo coach e pelo cliente mutuamente.

Coaching Financeiro

O que é o coaching financeiro

Esta espécie de coaching se diferencia da consultoria, uma vez que o coach não é, necessariamente, um “especialista”. Ele atua não em questões financistas técnicas, mas, em vez disso, foca no incentivo e no acompanhamento ao longo de todo um processo de mudança de hábitos de vida capaz de impulsionar a vida do cliente.

O coaching financeiro não é projetado para ser uma relação terapêutica ou para gerenciar uma crise. É bem adequado para programas de construção de ativos, porque os clientes muitas vezes precisam de incentivo e apoio para aderir a comportamentos financeiros positivos.

Um coach pode fornecer o impulso essencial e necessário para o autocontrole, juntamente com a flexibilidade para mudar as estratégias que a situação financeira exigir.

Como funciona o coaching financeiro

O profissional combina essencialmente princípios de gestão financeira com técnicas de coaching pessoal para capacitar os indivíduos em suas finanças pessoais.

O dinheiro pode ser visto de muitas maneiras, mas intrinsecamente é apenas um conceito, um facilitador ou um símbolo. O que importa é o que fazemos com ele e como fazemos. Conceitualmente, há talvez apenas três principais objetivos de finanças pessoais… Vamos a eles:

  • Viver a vida que você deseja, enquanto trabalha.
  • Viver a vida que você deseja depois que você parar de trabalhar.
  • Deixar o legado que você deseja.

Suas finanças pessoais são mais do que apenas números. Nossas relações com o dinheiro costumam ser emocionais, psicológicas e espirituais.

A gestão financeira se alinha com o desenvolvimento pessoal da mesma forma que as suas habilidades profissionais e sua saúde lhe propiciam atingir seus objetivos de vida.

É importante ser capaz de ligar o seu comportamento financeiro com as suas motivações mais amplas na vida. O coaching financeiro melhora a sua consciência, de modo que você não abdica totalmente a responsabilidade financeira a terceiros.

O potencial do coaching financeiro

O coaching está evoluindo ao longo do tempo, com o potencial para ser um componente valioso no processo de capacitação financeira, juntamente com produtos especializados em finanças, educação financeira, aconselhamento e planejamento.

Como talvez você tenha notado, o coaching tem o potencial de ajudar os clientes a se concentrar em formas de alcançar seus próprios objetivos financeiros, concentrando-se em ações práticas ou pontos fortes.

Outra linha de atuação conjunta é o apoio a mudança de comportamento ao longo do tempo. Acredita-se que o foco no autocontrole e no monitoramento externo de metas tem o potencial de facilitar maiores mudanças no comportamento quanto às finanças: gastar menos, pagar as dívidas ou melhorar problemas de crédito.

O coaching também pode inspirar os clientes a exigir mais educação financeira, produtos e serviços que atendam às suas necessidades e receber mais valor de aconselhamento financeiro e assessoria financeira. Tomado como um pacote, a combinação de treinamento e outros serviços tem o potencial para alcançar mudanças no comportamento financeiro que pode aumentar a segurança financeira global.

De uma perspectiva de prestação de serviços, a abordagem do coaching financeiro alivia a carga sobre os consultores e especialistas que podem aconselhar os clientes e corrigir problemas.

Do ponto de vista prático, você sabe o que funciona para você emocionalmente e intelectualmente muito melhor do que um consultor financeiro ou um especialista seria capaz de prever. E o coaching fornece uma plataforma para você expressar isso.

E mais… Um coach financeiro não tem o conflito de interesses de um modelo de vendas baseado em comissões, por isso também pode ajudar na sua compreensão do que o seu assessor ou gerente de conta bancária está tentando fazer.

Agora você deve estar se perguntando: mas, afinal, em que se baseiam os programas de coaching financeiro?

Os pilares dos programas de coaching financeiro

Pilares Coaching Financeiro

Então… É claro que tais programas são bastante diversificados… No entanto, é possível encontrar alguns pontos comuns a todos eles. Vamos aos itens:

  • A relação com o dinheiro: História/Pressupostos/Inteligência/Integridade.
  • O rendimento das pessoas: Ganhos e gastos.
  • Balanço pessoal: Poupança e Investimentos.
  • Vida e Planos Financeiros.

Com base nesses pontos básicos, é possível trabalhar com informações mais específicas ou determinadas circunstâncias da vida das pessoas, tudo se concentrando em números concretos ou simplesmente conceitos financeiros.

Quando você deve contratar um serviço de coaching financeiro?

Como vimos, o coaching financeiro preenche um papel importante, tendo uma abordagem que fornece, dentre outras coisas um grande retrato de suas finanças atuais.

Com esta base histórica e analisando o comportamento das pessoas, é possível determinar metas e desafios, reforçando a necessidade de foco.

Não se trata de convencer o cliente a investir em um produto financeiro específico, mas de ajudá-lo de verdade, inclusive enfrentando problemas pessoais e profissionais do dia a dia.

O coaching financeiro é um serviço altamente recomendado para pessoas que buscam saúde ou equilíbrio financeiro e que estão dispostas a mudar hábitos e comportamentos, mas não sabem por onde começar.

Muitas vezes os clientes se sentem oprimidos e paralisados diante de uma situação difícil e o coach ajuda a quebrar mitos e barreiras, desconstruindo-os aos poucos.

Grandes objetivos são desdobrados em pequenos passos para que o sentimento de paralisia vá embora. Assim, aqueles temores em torno do dinheiro que impedem as pessoas de viverem suas vidas vão dando lugar a relações mais amistosos e saudáveis com as finanças.

É muito comum que clientes de coaching trabalhem em campos que usam a criatividade como combustível para seguir adiante em suas atividades profissionais. Ocorre que a criatividade é uma habilidade que não combina com problemas financeiros. Não é por menos que muitas pessoas com este perfil têm procurado soluções em sessões desta espécie de treinamento.

Escolha pelo coaching financeiro quando você reconhecer que precisa de ajuda. Faça-o se sempre foi difícil para você ganhar dinheiro, se você tem problemas com os gastos ou se a pagar as contas tem sido um enorme sacrifício.

Opte pelo coaching financeiro sempre que estiver buscando o tênue equilíbrio entre vida e finanças. Mas faça uma escolha responsável, optando por um profissional reconhecido e com experiência comprovada no assunto.

Coaching Financeiro
13 votos

Termos

  • ferramentas de coaching financeiro

2 Comentários

  1. Antonio Carlos lopes

    Gostaria de maiores informações coaching financeiro

    • Ferramentas Coaching

      Antonio, você busca quais tipos de informações sobre o Coaching financeiro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *