Coaching Pessoal – A sua fonte de Mudanças!

O coaching pessoal é uma espécie de coaching que nos possibilita navegar pelos desafios de nossas vidas pessoais. Pode ser muito útil também para nos ajudar a encontrar respostas para as questões de carreira ou desempenho profissional.

Mas será que a que o coaching pessoal é capaz de propiciar melhor entendimento de nossos objetivos e como atingi-los e priorizá-los? Quando alguém precisa dessa espécie de coaching?

Coaching Pessoal

O que faz o coaching pessoal?

Esta espécie de coaching concentra-se na análise de toda a vida de um indivíduo, referindo-se ao estabelecimento de metas, à criação de resultado e a mudança.

No coaching, o pressuposto é que os indivíduos são capazes de gerar suas próprias soluções, enquanto o coach fornece um quadro de apoio, baseado em descobertas. Enquanto as emoções positivas são tipicamente o resultado natural de um processo de coaching, o foco principal é a criação de estratégias para transformar a sua relação com o seu trabalho ou a sua vida pessoal.

Além disso, a verdadeira ênfase em coaching está na ação, na responsabilidade e no acompanhamento. Ele dá todo o suporte para o crescimento pessoal, o crescimento profissional e o desenvolvimento com base na mudança iniciada individualmente, uma vez que o coaching se move para frente e tem foco no futuro.

O coaching pessoal é para pessoas que desejam autorrealização, que desejam encontrar o sucesso em suas vidas e estão dispostas a fazer todas as mudanças necessárias para atingir o que querem na vida.

 A quem se destina o coaching pessoal?

O coaching pessoal não tem nenhum tipo de restrição profissional, por exemplo. Os grupos atingidos vão, desde donas de casa, até gerentes, passando por administradores e estudantes de graduação.

O mais importante é que a pessoa esteja pronta para uma mudança em sua vida, que esteja disposta a agir e que esteja alinhada com seus objetivos e valores. Isso significa, em outras palavras, que a pessoa deve estar próxima a um estágio de reflexão sobre como a vida pode ser incrível, excelente e maravilhosa.

 Por que o coaching pessoal pote te ajudar?

O coaching parece uma enorme caixa de possibilidade, onde nós começamos a explorar a forma como os nossos sonhos podem se tornar objetivos tangíveis.

É impressionante como ele propicia descobertas e um senso de propósito e direção que permite explorar diversas possibilidades. Às vezes, precisamos de clareza. Em outros momentos, precisamos de prestar contas. E existem aquelas situações em que precisamos de ambos, clareza e prestação de contas.

O início se parece com uma caixa surpresa, um pacote cheio de coisas a serem descobertas sobre nossas vidas…

A poeta Mary Oliver perguntou, certa vez: “Diga-me, o que é que você pretende fazer com a sua selvagem e preciosa vida?”

Isso é o que é o coaching pessoal: a descoberta do que faz os dedos dos seus pés mexerem e como fazer isso acontecer.

Se você não se atreve a arriscar, a ir em busca dos seus sonhos, como você vai saber que você pode alcançá-los?

Mas de que sonhos estamos falando? Sonho Coaching

Um exemplo de sonho

Imagine que escrever contos é a sua paixão pessoal, mas você está preso em um trabalho tenso e burocrático. Nesse caso, o coaching pessoal pode fazer com que você enxergue a situação de um modo mais claro, permitindo uma visão macro, de fora do problema e, assim, ajudá-lo a se mover na direção certa e a realizar este sonho de fazer algo que você ama.

Se você tem um coach é bom saber que ele não é um consultor que “fornece conselhos de especialistas”, mas um especialista que fornece a estrutura adequada e isto inclui questões, exercícios, e a prestação de contas para que você possa fazer as mudanças positivas que você quer da vida. Mas se você não sabe o que quer, um coach poderá lhe ajudar a descobrir muitas coisas interessantes.

 Como saber se o coaching pessoal pode ser útil para você?

Pensando nisso, elaborei algumas perguntas que podem lhe ajudar a descobrir se o coaching pessoal pode lhe ser útil…

  • Você está pronto para se concentrar em si mesmo e para nutrir o seu desenvolvimento pessoal?
  • Você está preparado para trabalhar na direção dos seus objetivos?
  • Você sente a que a responsabilidade poderá lhe ajudar a se “soltar”?
  • Quais são os seus compromissos consigo mesmo?
  • Você está disposto a abrir mão de crenças limitantes e pensamentos negativos?
  • Você gostaria de aumentar a sua autoconfiança e resiliência?

E podemos ir além, listando algumas perguntas que o coaching pessoal vai lhe ajudar a responder:

  • Quais são suas paixões?
  • Como enxergar suas paixões de outra maneira?
  • Quais são os próximos passos?
  • Qual é o custo?
  • Qual é o esforço necessário?
  • Existem atalhos? O que você pode evitar?

 Esteja aberto e seja honesto e corajoso consigo mesmo. Quanto mais você leva se auto enganando pior é para sua vida. Se você tem um coach, ele estará atento para dar bons conselhos quanto oportuno e necessário… Um bom coach é treinado para ajudá-lo a encontrar as suas respostas, não para impor a deles.

Mas, falando nisso, quão contundente deve ser um coach pessoal?

 Quão contundente deve ser um coach pessoal?

Um coach competente irá lhe ajudar a manter os compromissos que você fez consigo. Eles será franco quando necessário e deverá seguir estes quatro pilares que são comuns em muitos institutos de treinamentos de coaching:

  • Você é criativo e inventivo! Se você não tem a resposta, você vai descobrir onde encontrá-la e seu treinador irá ajudá-lo a fazê-lo.
  • A agenda de treinamento vem de você. Você está no comando, enquanto o coach ajuda, guia, conduz… Você é poderoso e capaz.
  • O treinamento deve abordar toda a sua vida e ajudar você a encontrar o equilíbrio para viver de acordo com suas crenças, sua ética, sua moral, suas esperanças e seus sonhos.
  • O ritmo do trabalho deve ser ditado por quem está no comando da sua vida: você! Você deve se sentir bem e dar os saltos mais altos é sua opção.

 Como vimos ao longo deste artigo, o coaching pessoal tem o seu foco em ações concretas que transformam vidas. Trata-se de agir! E isso implica em assunção de responsabilidades e em comprometimento. Lembre-se que você é o único capaz de fazer as mudanças necessárias, e deve estar pronto e disposto a fazer isso.

Coaching Pessoal – A sua fonte de Mudanças!
9 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *