Coaching Executivo

O que é o Coaching Executivo?

O coaching executivo é um campo de desenvolvimento pessoal e profissional que envolve um executivo, seu treinador e um contexto organizacional, o que deixa transparecer o interesse direto das organizações nesse tipo de abordagem. Somente isto já é o suficiente para diferenciar o coaching executivo de outras intervenções, como o Coaching Pessoal, o Mentoring e o Coaching Financeiro.

Coaching Executivo

Mas não é só isso! Normalmente, ele pode se utilizar de conceitos, técnicas e práticas comuns a outras áreas, mas é usual que se concentre exclusivamente em um cliente individual, suas necessidades e seus objetivos.

Mas…. E onde fica a empresa?

Então, por envolver interesses da organização patrocinadora do coaching executivo, o mesmo também tem que se concentrar nas necessidades e objetivos tanto do executivo, quanto da organização.

Nós sabemos bem que, num passado nem tão distante assim, o coaching era visto por muitos como uma ferramenta para corrigir problemas e melhorar o desempenho, mas hoje ele vem sendo empregado nas mais variadas atividades e com os mais diversos propósitos.

Para se ter uma ideia, em 2004, uma pesquisa revelou que 86% das empresas norte-americanas já se utilizavam desta espécie de treinamento para aperfeiçoar as habilidades de indivíduos que foram identificados como potenciais líderes organizacionais.

Há notícias de que muitas empresas estão desenvolvendo espaços específicos, dentro de seus ambientes, para fornecer treinamento eficiente e que dê gere impacto significativo em seus resultados operacionais.

O fato é que a maioria das carreiras corporativas conduzem o profissional, direta ou indiretamente, a assumir um papel na gestão. Porém, este processo não ocorre de maneira calma, pacífica ou natural. São muitos os desafios e percalços a serem superados. Na verdade, ele pode ser traumatizante. Basta imaginar a situação de uma pessoa que recebe uma promoção e que, de uma hora para outra, passa a ter responsabilidade sobre seus colegas de longa data.

Já imaginou?

Pensando nisso, algumas organizações de todo o planeta têm contratado o coaching executivo na expectativa de que esta metodologia facilite essa transição, diminuindo as muitas crises e ruídos ao longo do processo de mudança.

Agora você deve estar se perguntando: mas como o coaching executivo pode me ajudar? Como pode ajudar a minha empresa?

O Que o Coaching Executivo Pode Fazer por Você ou Sua Empresa?

Beneficios do Coaching Executivo

Antes de tudo, é importante notar que um coach de executivo não apenas trabalha com executivos. É possível que trabalhe com o coaching financeiro, personal coaching…

Entretanto, a experiência tem mostrado que a maioria das pessoas que trabalham com o coaching executivo tem dedicado seu tempo e esforço com pessoas que atuam diretamente na gestão de negócios e equipes.

Isso parece até bem claro quando compreendemos as inúmeras competências exigidas de gestores… Quer uma pequena lista? Vamos lá:

  • Avaliar desempenho e ser avaliado;
  • Realizar reuniões tensas;
  • Participar ativamente de conversas difíceis;
  • Lidar com conflitos;
  • Motivar equipes;
  • Decidir em um ambiente de pressão;
  • Controlar o estresse;
  • Equilibrar vida pessoal e vida profissional.

Eu consigo ficar tenso só de pensar nos diversos desafios difíceis de serem superados e que são enfrentados diariamente pelo pessoal da gestão.

E quanto às habilidades necessárias?

Não preciso nem dizer que há um arsenal de habilidades necessárias para lidar com situações tão intempéries e diversas.

Muitas destas habilidades necessárias para conduzir outras pessoas e para tocar organizações ou departamentos inteiros não são adquiridas naturalmente ao longo da vida. Ou ainda, são mal utilizadas.

Tudo parece muito bom até aqui, mas será que existem riscos organizacionais no coaching executivo?

Há riscos organizacionais no coaching executivo?

Riscos do Coaching Executivo

Bem… Esta não é uma pergunta fácil, mas vamos buscar uma resposta.

Como eu disse anteriormente, o coaching executivo é uma parceria com três partes envolvidas: o executivo, o coach, e a organização.

Para que a parceria dê resultados, todos os envolvidos devem concordar a respeito dos objetivos e quanto aos parâmetros gerais e específicos. Porém, ainda assim, posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que ninguém pode realmente controlar os resultados do coaching.

É claro que o coaching nos fornece uma série de ferramentas e técnicas que nos servem para conduzir o processo adequadamente, balizar o direcionamento e focar nos objetivos. Mas os riscos sempre existirão…

De um modo ou de outro, a prática tem nos mostrado, dia após dia, que os resultados positivos para as organizações superam, em muito, qualquer inconveniente que tenha ocorrido ao longo do processo.

Ora, o mercado e o mundo empresarial não são ingênuos… Se o coaching executivo não fosse capaz de gerar resultados, já estaria extinto. Entretanto, temos observado exatamente o contrário, ou seja, um crescimento exponencial a cada novo ano.

De qualquer maneira, as empresas devem se preocupar com a experiência do coach e com a sua formação. Elas devem estar atentas às informações que serão repassadas e às metodologias que serão empregadas. Afinal, todo cuidado é pouco, em um mercado que está cheio de pessoas mal intencionadas.

Outra coisa que precisa ficar registrada é que um programa de coaching executivo não poder ser um fim em si mesmo, deve fazer parte de um programa de desenvolvimento de liderança ainda maior, multidisciplinar, e que abrange diversos aspectos.

Certo! Mas como saber quando uma organização precisa do coaching executivo? Quando deve ser indicado para um executivo? Quando deve ser evitado?

Quando uma organização precisa do coaching executivo?

Necessidade do Coaching Executivo

Eu sabia que talvez você me perguntasse isso… Justamente por isso, eu pesquisei a respeito e elaborei uma lista com cinco perguntas que podem te auxiliar muito sobre em que circunstâncias um programa de coaching executivo deve ser contratado. Vamos a elas…

  1. Quão imprescindível é o desempenho desse executivo e qual é o seu potencial para a organização?

Eu pergunto isto porque, quando bem feito, o coaching executivo pode ser caro e demorado. Assim sendo, deve ser disponibilizado somente para as pessoas que são críticas para o sucesso da organização, ou serão no futuro.

  1. Qual é o desafio que a pessoa está enfrentando agora?

Coachs executivos normalmente são muito bons em pessoas, relações, organizações e mudança de comportamento. Eis aí as áreas onde os melhores resultados são obtidos.

Sabe aquele ponto em que um executivo está se esforçando para aprender a melhor forma de gerir a si mesmo e de envolver outras pessoas? Então… Esse é o ponto ideal para se optar pelo coaching executivo!

  1. Quão dispostos este o executivo de trabalhar com um coach?

O assistido é uma das três partes do processo do coaching executivo e, sem o seu interesse, nem adianta forçar…

Uma pessoa desinteressada, sem propósitos e desmotivada vai perder o nosso tempo e fazer com que a empresa gaste seu dinheiro desnecessariamente.

  1. Quais são as alternativas ao coaching que estão disponíveis?

Há muitas maneiras de ajudar os executivos a crescer como líderes: coaching, mentoring, leitura…

Existem muitas alternativas, mas a mais negligenciada é a atenção do próprio gerente do indivíduo.

Falo isso porque já vi muitos gerentes abdicarem de suas próprias responsabilidades de coaching.

Ora, se o gerente já está sendo pago para treinar, não incorra em um gasto desnecessário. Substitua o gerente por outro que tenha capacidade de fazê-lo adequadamente.

  1. As pessoas mais importantes da organização estão prontas para apoiar os esforços dessa pessoa em crescer e mudar?

Mudar a forma de pensar e agir é difícil mesmo quando você tem o apoio de todos ao seu redor. Mas, quando os principais líderes olham para você com indiferença e descaso, céticos quanto ao seu progresso ou hostis quanto às mudanças que você está tentando empreender, tudo fica muito mais difícil.

Quando as condições forem adequadas, o coaching executivo pode ser um dos melhores investimentos para as organizações. Tanto o passado, quanto o presente, de resultados tão expressivos, reforçam a afirmação de que ainda há um futuro promissor e de muitas conquistas para esta espécie de coaching.

Coaching Executivo
8 votos

Termos

  • ferramentas de coaching executivo
  • ferramentas do coaching executivo